Rua Durvalino Couto, 1331, Jockey Club - Teresina, PI

Banner Principal do Site

Últimas Notícias

Ressaca de IPOs, inflação aquece procura por brechós e o que importa no mercado

Esta é a edição da newsletter FolhaMercado desta segunda-feira (8). Quer recebê-la de segunda a sexta, às 7h, no seu email? Inscreva-se abaixo: Leia mais (08/08/2022 - 07h00)

Beneficio à J&F vai ser questionado no Ministério de Minas e Energia

O debate parecia ter sido encerrado, mas volta com força. A autorização para a Âmbar Energia usar a sua térmica em Cuiabá, a Mário Covas, no lugar de quatro outras usinas a gás que atrasaram é questionada formalmente pela Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres). Leia mais (08/08/2022 - 07h00)

Pobreza chega a recorde de quase 20 milhões nas metrópoles brasileiras

Com o corte do auxílio emergencial, a disparada da inflação e a retomada insuficiente do mercado de trabalho, o número de pessoas em situação de pobreza saltou para 19,8 milhões nas metrópoles brasileiras em 2021. Leia mais (08/08/2022 - 05h00)

Após dez anos, trabalhador recebe pagamento por erro do INSS com atraso

O ajudante de caminhão André Ribeiro de Souza, 43, é um dos segurados do INSS (Instituto Nacional do Direito Social) que aguardava desde 2013 a revisão do auxílio 29, também conhecida como revisão dos auxílios. Leia mais (08/08/2022 - 04h00)

Empreender é melhor que investir em ações?

Frequentemente, recebo questionamentos de investidores sobre se devem montar um negócio ou comprar determinadas franquias. Durante a discussão, eles sempre me questionam se, alternativamente, seria melhor investir em ações na bolsa de valores. Muitos criticam essa comparação, mas ela merece atenção e deve fazer parte da discussão de todos, pois em ambos os casos você é o dono do negócio. Leia mais (08/08/2022 - 02h30)

Economia estuda nova regra que flexibiliza teto de gastos

O corpo técnico do Ministério da Economia elabora o desenho de uma nova regra para as contas públicas que torna flexível o teto de gastos (que impede as despesas federais de crescerem acima da inflação). A medida promove uma mudança estrutural na norma constitucional, criada em 2016. Leia mais (08/07/2022 - 23h15)

Exercícios militares vão continuar, mas comércio China-EUA só cresce

O taiwanês Zhongguo Shibao ou China Times, de Taipé, deu manchete digital no domingo para o fim do exercício militar em torno de Taiwain. Destacou que as forças chinesas "aproveitaram para cruzar a linha média do estreito", depois de décadas. Leia mais (08/07/2022 - 22h34)

Falta do Ciesp em carta pró-democracia sinaliza discordância na Fiesp

A ausência do Ciesp entre os signatários do manifesto "Em Defesa da Democracia e da Justiça", divulgado na semana passada, chamou atenção na indústria. Leia mais (08/07/2022 - 21h23)

Berkshire Hathaway tem prejuízo trimestral de US$43,8 bi

A queda nos preços das ações norte-americanas afetou o resultado da Berkshire Hathaway no segundo trimestre, com a empresa comandada pelo bilionário Warren Buffett registrando um prejuízo de 43,8 bilhões de dólares. Leia mais (08/07/2022 - 20h23)

Psiquiatras refutam artigo contrário ao uso do CBD em doenças mentais

Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide veio a público questionar a divulgação do posicionamento contrário ao uso dos derivados da Cannabis no tratamento de doenças mentais da Associação Brasileira de Psiquiatria, divulgado em um artigo, em julho, no site da entidade. A resposta veio em forma de carta, que expressa surpresa diante da opinião negativa dos psiquiatras da ABP. Leia mais (08/07/2022 - 19h50)

São Paulo vai usar nota de contribuinte para liberar crédito acumulado de ICMS

O método de classificação dos contribuintes para agilizar a devolução de crédito acumulado de ICMS no programa Nos Conforme, da Secretaria de Fazenda de São Paulo, foi regulamentado na semana passada. Leia mais (08/07/2022 - 19h12)

Empresários aderem a atos pró-democracia por princípio e bolso, dizem cientistas políticos

Um dos marcos na luta pela redemocratização, a Carta aos Brasileiros de 1977 inspira hoje um manifesto em defesa da democracia e do sistema eleitoral do país com uma adesão forte do empresariado brasileiro. Há 45 anos, o texto, redigido pelo jurista Goffredo Silva Telles, que denunciava a ilegitimidade do então governo militar, foi assinado principalmente por profissionais de direito, mas também recebeu apoio de lideranças empresariais, guardando algumas semelhanças com o movimento atual. Leia mais (08/07/2022 - 17h00)

Fabricante de produto de limpeza quer acelerar negócio com foco em saneamento

A multinacional de produtos de limpeza Reckitt, dona de marcas como Veja e Vanish, lançou um programa de aceleração para negócios de impacto social ligados a acesso a água, saneamento e higiene. Leia mais (08/07/2022 - 16h47)

Rodrigo Garcia faz novo aceno ao agro em plano de governo

O governador Rodrigo Garcia (PSDB), cuja candidatura à reeleição em São Paulo vem divulgando a imagem de caubói para ressaltar suas ligações com o interior e acenar ao agronegócio na disputa com Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve dar novos passos no terreno do ex-ministro de Bolsonaro nesta semana. Leia mais (08/07/2022 - 16h25)

Preço é impeditivo para maioria dos brasileiros apoiar marca pequena

Levantamento da consultoria NielsenIQ mostra que o brasileiro está menos propenso a dar suporte a produtos locais ou de pequenas empresas se eles forem mais caros. Leia mais (08/07/2022 - 15h00)

Direitos autorais de shows retomam patamar pré-pandemia

A distribuição de direitos autorais de execução pública de músicas destinada a autores, intérpretes, produtores fonográficos e outros profissionais cresceu 27%, chegando a R$ 509 milhões no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Leia mais (08/07/2022 - 13h45)

Empresas elevam procura por conselheiros independentes

As companhias privadas brasileiras têm demandado cada vez mais a presença de conselheiros independentes em seus conselhos de administração. Essa procura tem levado a uma profissionalização do processo de seleção e também desperta o interesse de profissionais em áreas como inovação e sustentabilidade, que buscam certificação para atuar nesses colegiados. Leia mais (08/07/2022 - 13h00)

Tempo de espera para abertura de empresa tem nova queda em julho

O tempo médio de espera para a abertura de empresa caiu de 1 dia e 7 horas em junho para 1 dia e 2 horas em julho, de acordo com os novos dados do Ministério da Economia, que serão divulgados nesta semana. Leia mais (08/07/2022 - 12h49)

A vaca sumiu do prato, mas deve aparecer na Bolsa

A vaca sumiu do seu prato. Desde 1996, os brasileiros não comiam tão pouca carne bovina. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no último ano, consumimos, em média, 24,8 kg de carne por pessoa. Em 2019, eram 30,6 kg. Leia mais (08/07/2022 - 11h00)

Só 13% das empresas que abriram o capital desde 2015 batem o mercado

?Da leva de empresas que fez a abertura de capital (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Valores brasileira nos últimos anos, a grande maioria não tem conseguido entregar retornos acima da média de mercado aos investidores. Leia mais (08/07/2022 - 10h00)

Ucrânia construiu governo digital em semanas

Gosto sempre de repetir: todo governo terá de se transformar em plataforma digital. Governo que permanece analógico perde a capacidade de governar. A razão é simples: em uma sociedade digital, a governança precisa ser exercida também digitalmente. Não dá para governar com papel se a maior parte da população organiza suas vidas através do celular. Essa lição vale não só para a União, mas também para estados e municípios e qualquer outra entidade que exerça alguma forma de "governança". Leia mais (08/07/2022 - 08h00)

Golpe do QR Code furta dinheiro e dados; veja como

Convenientes e fáceis de usar, os QR Codes se tornaram uma alternativa popular para agilizar o acesso a serviços, informações e pagamentos. Porém, é necessário cuidado para identificar códigos manipulados por golpistas, que podem levar ao compartilhamento não intencional de dados confidenciais, bancários e envios de dinheiro a fraudadores. Leia mais (08/07/2022 - 07h00)

Deflação no curto prazo afeta investimentos referenciados ao IPCA

Investidores de títulos referenciados ao IPCA já sentem o efeito da deflação observada no mês de julho. Esse efeito confunde o investidor que vê seu título de renda fixa tendo resultado negativo, enquanto as taxas de juros estão elevadas. Explico esse efeito e o que fazer. Leia mais (08/07/2022 - 05h00)

Os desafios globais na mira das empresas

São crescentes a complexidade e o dinamismo das decisões empresariais. Não são poucos os temas que passam a entrar no planejamento estratégico corporativo, do qual se derivam decisões de investimentos, alocação de portfólios ou estratégia concorrencial. Leia mais (08/06/2022 - 23h15)

Biden adota e reforça 'America first' de Trump com crise à porta

Os Estados Unidos inventaram os semicondutores, chips vitais na indústria contemporânea, mas deixaram, "ao longo dos anos, a fabricação ir embora para o exterior", disse o presidente do país, Joe Biden, na última terça-feira (2). "Pela nossa economia, empregos, custos e nossa segurança nacional, temos que fabricar esses semicondutores nos Estados Unidos outra vez", afirmou em discurso comemorando a aprovação de lei de incentivo ao setor. Leia mais (08/06/2022 - 17h00)

Bancos querem o fim do desmatamento, mas monitoram pouco

Em julho de 2020, os três maiores bancos privados do Brasil lançaram o Plano Amazônia, iniciativa que pretende conter o desmatamento no bioma e contribuir com o desenvolvimento sustentável da região. A inédita união entre Santander, Itaú e Bradesco ilustra como a agenda verde vem ganhando tração no setor financeiro -pelo menos no discurso. Leia mais (08/06/2022 - 17h00)

Musk desafia presidente do Twitter para debate público sobre bots

Elon Musk desafiou neste sábado (6) o presidente-executivo do Twitter, Parag Agrawal, para um debate público sobre a porcentagem de bots na plataforma de mídia social. Leia mais (08/06/2022 - 16h58)

Bloqueio de verba ameaça passaportes e operações da PF nas eleições, diz Ministério da Justiça

O bloqueio de verbas do Ministério da Justiça e Segurança Pública pode afetar operações e levar à suspensão imediata da emissão de passaportes, inclusive para quem já agendou o atendimento, afirma o ministro da pasta, Anderson Torres, em ofício ao Ministério da Economia. Leia mais (08/06/2022 - 14h00)

Musk diz que acordo com Twitter deve avançar se empresa fornecer prova de contas reais

Elon Musk disse que, se o Twitter puder fornecer seu método de amostragem de 100 contas e como confirmou que as contas são reais, o acordo para comprar a empresa por US$ 44 bilhões deve prosseguir nos termos originais. Leia mais (08/06/2022 - 13h15)

Número de famílias que recebem Auxílio Brasil supera emprego formal em metade das cidades

O número de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil supera o de empregados com carteira assinada em metade dos municípios do país. Leia mais (08/06/2022 - 13h00)

Liberação de benefícios alavanca varejo, mas não reduz desigualdade, diz empresário

Mais resistente do que os outros ramos do varejo a esse momento de aperto no bolso do consumidor, a farmácia sofre menos o reflexo da elevação nos juros, mas sente a inflação nos custos, segundo Antonio Carlos Pipponzi, presidente do conselho da gigante RaiaDrogasil. Leia mais (08/06/2022 - 12h48)

Brechós aproveitam consumidor em busca de pechincha

O aumento expressivo dos preços de roupas, calçados e acessórios impulsiona o mercado de segunda mão no Brasil. Só no primeiro semestre deste ano, a demanda nos brechós cresceu em média 30%, e especialistas dizem que o segmento está longe do limite do seu potencial. Leia mais (08/06/2022 - 12h00)

É falsa imagem de notícia que atrela apoio de banqueiros a Lula em troca da revogação do Pix

Não é verdade que o portal G1 tenha noticiado que banqueiros teriam fechado um acordo com Lula (PT) para revogar o Pix. O próprio serviço de checagem de fatos do Grupo Globo, Fato ou Fake, desmentiu o conteúdo que circula nas redes -uma montagem que simula o layout do portal de notícias. Leia mais (08/06/2022 - 11h08)

As 9 áreas em que brasileiros mais encontram trabalho

Os dados mais recentes sobre o mercado de trabalho brasileiro revelam um cenário que pode parecer contraditório à primeira vista: um aumento na proporção de pessoas trabalhando, mas com salários menores -além de um recorde de trabalhadores sem carteira assinada. Leia mais (08/06/2022 - 10h46)

Campanha de Lula planeja tirar Petrobras de programa de privatização e comprar ações da Eletrobras

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende tirar a Petrobras do programa de privatizações, interromper a venda em curso de refinarias da estatal e ainda adquirir participação relevante na Vibra, antiga BR Distribuidora. Leia mais (08/06/2022 - 10h00)

O Brasil nos últimos 40 anos

Na coluna de 14 de maio, apresentei o desempenho da economia brasileira nos últimos 120 anos, desde 1900. Esta coluna complementa aquela. Olharei com mais detalhe nossos últimos 40 anos, de 1981 até 2021. Leia mais (08/06/2022 - 09h00)

Home office nos EUA é realidade nas grandes cidades, mas não nas pequenas

A competição por vagas de estacionamento está cada vez mais acirrada. Os deslocamentos estão avançando. As salas de estar nos locais de trabalho estão se enchendo de agitação enquanto os sócios juniores jogam tiro ao alvo. Que discussão sobre a volta ao escritório? Em algumas partes do país, isso já está resolvido. Leia mais (08/06/2022 - 04h00)

Lula promete reajuste do Imposto de Renda para trabalhadores

O ex-presidente e candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (5) que o país voltará a ser comandado pela classe trabalhadora caso saia vitorioso das urnas nas eleições de outubro, e prometeu promover ajustes no imposto de renda dos contribuintes. Leia mais (08/05/2022 - 23h18)

Piso salarial da enfermagem vale só no setor privado até as eleições, diz conselho

A lei que estabelece o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras entrou em vigor nesta sexta-feira (5), com a publicação no Diário Oficial da União, mas só poderá ser aplicada, por enquanto, em instituições privadas e filantrópicas e municípios que tenham disponibilidade orçamentária, segundo o presidente do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), James Francisco dos Santos. Leia mais (08/05/2022 - 23h15)

Qual legado escravocrata cabe aos brancos?

A história da sociedade brasileira é inseparável da escravidão. Muito se fala sobre as consequências sofridas pela população negra, mas qual legado cabe aos brancos? Isto é o que Cida Bento busca responder em seu livro "O Pacto da Branquitude". Leia mais (08/05/2022 - 23h15)

Datafolha: Bolsonaro avança entre 'vulneráveis' de renda, e Lula reage entre 'seguros'

O presidente Jair Bolsonaro (PL) avançou no último mês entre o segmento do eleitorado mais "lulista". As intenções de voto no atual chefe do Planalto subiram numericamente entre os chamados vulneráveis, aqueles com baixa renda e instabilidade financeira, segundo a pesquisa mais recente do Datafolha, do final de julho. Leia mais (08/05/2022 - 23h00)

'Como saber se meu celular é 5G?': as perguntas sobre a chegada da tecnologia ao Brasil

Em meio à chegada do 5G a algumas regiões do país, o tema tem sido cada vez mais comentado e buscado na internet. Leia mais (08/05/2022 - 21h00)

Fiesp troca verde-amarelo por branco em carta sobre tensão institucional de Bolsonaro

O novo manifesto "Em Defesa da Democracia e da Justiça", publicado nesta sexta (5) pela Fiesp, hoje sob o comando de Josué Gomes da Silva, teve quase 110 assinaturas, o mesmo número da carta divulgada no ano passado, liderada por seu antecessor, Paulo Skaf. Leia mais (08/05/2022 - 20h39)

Hackers tentam invadir sistemas e ANP adia divulgação de preços da gasolina

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirmou nesta sexta-feira (5) que foi vítima de uma tentativa de ataque cibernético. Segundo a agência, a ação foi registrada na quinta-feira (4). Leia mais (08/05/2022 - 19h44)

Menos de 14% dos sindicatos filiados à Fiesp assinaram carta pró-democracia

O manifesto das entidades em defesa da democracia organizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que foi divulgado nesta sexta-feira (5), conseguiu a união improvável de representantes de bancos e centrais sindicais, mas apenas 13,7% dos sindicatos filiados à Fiesp referendaram a publicação. Leia mais (08/05/2022 - 19h38)

Dólar cai 1% com estrangeiros atraídos por juros e commodities

O real alcançou nesta sexta-feira (5) a maior valorização frente ao dólar em relação às principais moedas, além de figurar entre as divisas de países emergentes que mais subiram no dia. Clique aqui para ler a notícia completa. Leia mais (08/05/2022 - 19h11)

Restaurantes dizem que mudança em vale-refeição pode facilitar agiotagem

Em meio às discussões sobre as regras dos vales refeição e alimentação no Congresso, Paulo Solmucci, presidente da Abrasel (associação de bares e restaurantes), diz que a possibilidade de o trabalhador sacar o dinheiro do benefício após 60 dias pode favorecer a agiotagem. Leia mais (08/05/2022 - 18h09)

Eletrobras aprova volta de Wilson Ferreira à presidência da companhia

A Eletrobras informou em comunicado ao mercado na noite de sexta-feira (5) que o conselho de administração elegeu Wilson Ferreira Júnior como novo presidente da companhia, autorizando que sua posse ocorra até 20 de setembro de 2022. Leia mais (08/05/2022 - 18h08)

ANP aprova Petrobras e gigantes globais para rodada permanente com pré-sal

A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) divulgou, nesta sexta-feira (5), a lista das primeiras oito empresas inscritas e aprovadas para a Oferta Permanente de Partilha de Produção, que terá áreas do pré-sal. Leia mais (08/05/2022 - 18h07)

AES Brasil vende créditos de carbono gerados por eólicas a cliente dos EUA

A AES Brasil fechou sua primeira operação de venda de créditos de carbono a um cliente norte-americano não revelado. Leia mais (08/05/2022 - 18h05)

Quer saber como obter o prêmio da Mega-Sena sem contar com a sorte?

Nesta última quinta-feira, um apostador da Mega-Sena ganhou R$ 5.543.989,92. É preciso ter muita sorte para ganhar neste jogo. Entretanto, há uma forma de driblar esta sorte, com algum esforço e paciência. Leia mais (08/05/2022 - 18h02)

Ligações de robôs caem 55% após fim de gratuidade, diz Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou nesta quinta-feira (4) que o número de chamadas automáticas caiu para menos da metade após a regra que acabou com a gratuidade de ligações com menos de três segundos. Leia mais (08/05/2022 - 18h01)

Vinícola chilena quer fazer do Brasil seu principal mercado com garrafa de R$ 40 a mais de R$ 1.000

A vinícola Concha Y Toro quer fazer do Brasil seu principal mercado no mundo. Leia mais (08/05/2022 - 17h54)

Embraer publica primeiro vídeo de seu novo modelo de avião

A fabricante brasileira Embraer publicou em suas redes sociais o primeiro vídeo mostrando o conceito do seu mais novo projeto para a aviação comercial, o turboélice TPNG (TurboProp Next Generation, ou Turboélice de Nova Geração, em inglês). As mesmas imagens já haviam sido mostradas aos visitantes no último Farnborough Airshow, evento de aviação que ocorreu em julho. Leia mais (08/05/2022 - 17h39)

Bolsonaro enviará Orçamento de 2023 sem correção do IR, mas com subsídio para combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai enviar a proposta de Orçamento de 2023 prevendo a manutenção da desoneração de tributos federais sobre combustíveis, a um custo aproximado de R$ 50 bilhões, segundo fontes do governo ouvidas pela Folha. Leia mais (08/05/2022 - 17h08)

Planos de saúde preveem judicialização após projeto para liberar tratamentos fora do rol da ANS

Após a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto que obriga os planos de saúde a cobrirem procedimentos ou tratamentos fora da lista de referência básica da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), as operadoras conversam com parlamentares para pedir alteração no projeto de lei. Leia mais (08/05/2022 - 16h38)

Redes sociais pressionam celebridades a abandonar jatinhos para preservar meio ambiente

Da cantora americana Taylor Swift ao empresário francês Bernard Arnault, as redes sociais tem aumentado a pressão sobre celebridades, personalidades políticas e grandes empresários para que limitem suas viagens em jatos particulares, responsáveis por uma pegada de carbono significativa. Leia mais (08/05/2022 - 16h31)

Fitch rebaixa nota de crédito do Credit Suisse

A Fitch cortou o rating de longo prazo do Credit Suisse em um degrau, para 'BBB', com perspectiva negativa, no mais recente rebaixamento da nota de crédito do banco suíço. Leia mais (08/05/2022 - 16h30)

O fortalecimento do dólar diante das moedas latino-americanas

No primeiro semestre de 2022, o mundo enfrentou um cenário de incerteza econômica, dado, entre outros aspectos, pelo aumento acelerado do consumo pós-pandemia e a invasão da Ucrânia, fatores que contribuíram para um aumento generalizado dos preços, ou seja, a temida inflação. Leia mais (08/05/2022 - 16h30)

Testes positivos de Covid em farmácias chegam ao menor patamar em 12 semanas

Os testes positivos de Covid nas farmácias brasileiras chegaram, nos últimos sete dias de julho, ao menor patamar em 12 semanas, segundo o acompanhamento da Abrafarma (associação que reúne as maiores redes de drogarias do país). Leia mais (08/05/2022 - 16h16)

Fleury não vê impacto significativo de piso salarial de enfermeiros nos negócios

O grupo de medicina diagnóstica Fleury está fazendo uma avaliação detalhada sobre o piso salarial para enfermagem, sancionado na véspera pelo presidente Jair Bolsonaro, mas não vê impactos significativos da medida em sua operação, disse a presidente da empresa nesta sexta-feira (5). Leia mais (08/05/2022 - 15h49)

Picape Jeep Gladiator chega por R$ 500 mil, mas estoque acaba em três horas

A Jeep lançou nesta semana a picape Gladiator Rubicon, que é derivada do utilitário Wrangler. O preço anunciado ? R$ 499.990, popularmente conhecido como R$ 500 mil ? não afastou os clientes. Leia mais (08/05/2022 - 15h41)

ANP rejeita aumento de estoques mínimos de diesel e alivia distribuidoras

A diretoria da ANP rejeitou, nesta sexta-feira (5), uma proposta de aumento de estoques mínimos de diesel A (puro) S10 entre setembro e novembro para mitigar riscos de desabastecimento em meio à oferta global apertada do combustível, mas aprovou um reforço do monitoramento do suprimento nacional. Leia mais (08/05/2022 - 15h39)

Elon Musk vai culpar bancos por desistência de compra do Twitter

Os bancos que concordaram em financiar a aquisição de US$ 44 bilhões do Twitter por Elon Musk têm um incentivo financeiro para ajudar o empresário a sair do negócio, mas enfrentariam grandes dificuldades legais, de acordo com pessoas próximas ao acordo e especialistas em direito corporativo. Leia mais (08/05/2022 - 14h21)

Amazon compra criadora de robô-aspirador Roomba por US$ 1,7 bi

A Amazon concordou em comprar a iRobot, empresa mais conhecida por seu robô-aspirador Roomba, por US$ 1,7 bilhão (R$ 8,8 bilhões), à medida que o grupo de comércio eletrônico expande seu portfólio de produtos eletrônicos domésticos e serviços pessoais. Leia mais (08/05/2022 - 13h46)

Bolsonaro irá à Febraban para falar de economia na próxima segunda

O presidente Jair Bolsonaro (PL) terá um encontro no próximo dia 8 com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras). Leia mais (08/05/2022 - 13h41)

Disparada dos aluguéis faz casais se juntarem mais cedo nos EUA

Xin-rui Lee não queria morar com seu namorado no começo. Leia mais (08/05/2022 - 13h08)

Caixa divulga calendário de pagamento do Auxílio Caminhoneiro e Taxista; veja datas

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta sexta-feira (5) o calendário de pagamento do Auxílio Caminhoneiro. O primeiro depósito será feito na próxima terça-feira (9) no valor de R$ 2.000, referentes às parcelas de julho e agosto. Leia mais (08/05/2022 - 13h03)

IGP-DI tem em julho 1ª queda mensal desde final de 2021

O IGP-DI (Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna) passou a cair 0,38% em julho, primeira deflação desde o final de 2021, que levou a alta acumulada 12 meses a um dígito pela primeira vez em mais de um ano, refletindo baixas expressivas nos custos de commodities e produtos energéticos, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta sexta-feira (5). Leia mais (08/05/2022 - 12h47)

Credit Suisse Brasil nomeia Marcello Chilov como presidente

A subsidiária brasileira do Credit Suisse nomeou Marcello Chilov como novo presidente-executivo, informou o banco nesta sexta-feira. Leia mais (08/05/2022 - 12h32)

Brasil pode caminhar para inflação fora do controle, diz Maílson da Nóbrega

?Para o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, o cenário esperado para 2023 no campo econômico é um dos mais desafiadores na história recente do país. Leia mais (08/05/2022 - 12h30)

Preços de alimentos no mundo têm nova queda em julho, diz FAO

O índice de preços mundiais da agência de alimentos das Nações Unidas caiu novamente em julho, afastando-se ainda mais dos recordes atingidos em março. Leia mais (08/05/2022 - 12h24)

Criação de vagas de trabalho nos EUA supera expectativas em julho e taxa de desemprego cai a 3,5%

Os empregadores dos Estados Unidos contrataram muito mais trabalhadores do que o esperado em julho, com a taxa de desemprego caindo para a mínimo pré-pandemia de 3,5%, fornecendo a evidência mais forte até agora de que a economia não estava em recessão. Leia mais (08/05/2022 - 12h00)

Bradesco vê inadimplência em alta no 2º semestre

Em um cenário de aumento da taxa de juros e inflação pressionada que contrai o poder de compra da população, o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, afirmou que os índices de inadimplência do banco devem seguir na recente trajetória de alta nos próximos meses. Leia mais (08/05/2022 - 11h59)

Produção de veículos cresce e julho é o melhor mês desde novembro de 2020

A produção de veículos leves e pesados teve alta de 33,4% em julho na comparação com o mesmo mês de 2021. Com o resultado, a queda acumulada ao longo do ano ficou em 0,2%. O resultado representa melhora no cenário, mas mostra ainda o desarranjo da cadeia produtiva global. Leia mais (08/05/2022 - 11h12)

Mercado vê pouco espaço para queda de juros antes de meados de 2023

Apesar de o Banco Central reforçar a perspectiva de um encerramento do ciclo de alta na taxa básica de juros (o chamado "aperto monetário"), o mercado vê pouco espaço para a antecipação da queda da Selic e prevê algum afrouxamento somente em meados do ano que vem. Leia mais (08/05/2022 - 10h27)

Aliados defendem, e Lula avalia aderir a manifestos pró-democracia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia assinar os dois manifestos pró-democracia organizados por entidades e por alunos da Faculdade de Direito da USP. Aliados do petista têm estimulado sua adesão ao movimento, sob o argumento de que está afastado o risco de o gesto ser interpretado como eleitoreiro. Leia mais (08/05/2022 - 10h26)

Dólar cai 1% com estrangeiros atraídos por juros e commodities

O real alcançou nesta sexta-feira (5) a maior valorização frente ao dólar em relação às principais moedas, além de ocupar a terceira posição entre as divisas de países emergentes que mais subiram no dia, atrás do rublo da Rússia e do baht tailandês. Leia mais (08/05/2022 - 09h27)

Como foi a estreia do 5G em São Paulo, quiz de notícias da semana e o que importa no mercado

Esta é a edição da newsletter FolhaMercado desta sexta-feira (5). Quer recebê-la de segunda a sexta, às 7h, no seu email? Inscreva-se abaixo: Leia mais (08/05/2022 - 07h00)

Entenda como vai funcionar a nova margem do consignado do INSS

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão comprometer até 45% da renda previdenciária para pagar empréstimos consignados. A sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL) à lei que autoriza a ampliação da margem foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (4). Leia mais (08/05/2022 - 07h00)

Precatórios do INSS podem ser pagos só em setembro

Credores do governo federal que esperavam o pagamento dos precatórios para a primeira quinzena deste mês devem receber o dinheiro, ou parte dele, somente em setembro. A estimativa é do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), que atende Distrito Federal e estados do Centro-Oeste e do Norte, o único a fornecer uma estimativa de prazo à reportagem. Leia mais (08/05/2022 - 04h00)

Proposta de renda mínima extra-teto une ex-integrantes de governos do PT, PSDB e MDB

Seis especialistas que atuaram no setor público após a redemocratização entregaram aos presidenciáveis um conjunto de propostas que inclui a criação de um Benefício de Renda Mínima e um programa especial de gastos extra-teto para o próximo governo. Leia mais (08/05/2022 - 00h01)

'Não existe liberalismo sem democracia e Estado de Direito', diz presidente da Fiesp

"É natural que a Fiesp assine um manifesto em defesa da democracia, já que não existe liberalismo, economia de mercado ou propriedade privada, valores tão caros à entidade e ao setor industrial, sem que exista segurança jurídica, cujo pilar essencial é a democracia e o Estado de Direito", disse à Folha o empresário Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em rara entrevista. Leia mais (08/04/2022 - 23h15)

Editoras tentam fusão para enfrentar a Amazon nos EUA

A Amazon não está sendo julgada em um grande processo sobre livros. Mas seu poder está. Leia mais (08/04/2022 - 23h15)

Alpargatas tem queda no lucro após compra da Rothy's

A Alpargatas, dona da marca Havaianas, teve lucro líquido de cerca de R$ 64 milhões no segundo trimestre, queda ante os R$ 105,6 milhões obtidos no mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (4). Leia mais (08/04/2022 - 22h33)

Controladora do Facebook deve captar US$10 bi em 1ª emissão de dívida, diz agência

A Meta, dona do Facebook, deve levantar US$ 10 bilhões em sua primeira oferta de títulos de dívida nesta quinta-feira (4), enquanto busca financiar recompras de ações e investimentos para renovar seus negócios, segundo duas fontes próximas da operação. Leia mais (08/04/2022 - 22h29)

Lucro da AES Brasil cai 65% no 2º trimestre para R$ 9,3 mi

A AES Brasil reportou lucro líquido ajustado de R$ 9,3 milhões no segundo trimestre, queda de 65% ante igual período de 2021, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (4). Leia mais (08/04/2022 - 22h27)

Associação com Riachuelo e Centauro define adesão a manifesto após reunião com candidatos

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), associação que reúne companhias de grandes nomes do empresariado brasileiro, afirma que vai definir se assina ou não os manifestos pró-democracia só depois que realizar todas as reuniões que está agendando com os candidatos. Leia mais (08/04/2022 - 21h30)

Preço das commodities volta a subir forte, contrariando ritmo do petróleo, que cai

Após um início de semana que parecia mostrar uma tendência de queda e de acomodação dos preços das commodities agrícolas, esta quinta-feira (4) foi um dia de tensão e de altas. Leia mais (08/04/2022 - 21h00)

Apple é acusada de negligenciar denúncias de conduta sexual imprópria

Quinze funcionárias e ex-funcionárias da Apple acusaram a empresa de descaso na condução de denúncias sobre comportamentos sexuais inapropriados, disse nesta quinta-feira (4) o jornal "Financial Times". Leia mais (08/04/2022 - 20h51)

Einstein estreia no Globoplay com série sobre pandemia

A série documental "Retratos de uma Pandemia: Na Linha de Frente do Combate à Covid-19", que estreou nesta quinta (4) no Globoplay e chega no momento em que se discute a disseminação da varíola dos macacos no Brasil, deve servir de lição, segundo Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein. Leia mais (08/04/2022 - 20h13)

Hospitais privados começam a contabilizar casos de varíola dos macacos

Os hospitais privados começam a contabilizar a chegada dos casos de pacientes com monkeypox, vírus que causa a varíola dos macacos. Não há uma situação fora do controle, já que a disseminação da doença é tratada como um surto, quando acontece o aumento localizado no número de casos de uma doença. Leia mais (08/04/2022 - 19h59)

Bolsa tem melhor resultado em dois meses após decisão do BC sobre juros

O otimismo predominou no mercado financeiro doméstico nesta quinta-feira (4), com investidores avaliando a decisão do Banco Central de elevar a taxa Selic a 13,75% na véspera. Embora a autoridade monetária tenha deixado a porta aberta para um novo aumento em setembro, existe a expectativa de uma pausa no aperto ao crédito. Clique aqui para ler a notícia completa. Leia mais (08/04/2022 - 19h44)

Desdobramento de ações da Tesla será tema de assembleia de acionistas

A Tesla terá sua assembleia geral anual na quinta-feira (4), com os investidores de olho na proposta da montadora para um segundo desdobramento de ações em poucos anos. Leia mais (08/04/2022 - 19h39)

Já decidiu o que fazer com seu saque extraordinário do FGTS? Recurso começa a voltar à conta neste sábado

Os valores do saque extraordinário que não foram movimentados pelos trabalhadores começam a retornar para a conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) neste sábado (6). Leia mais (08/04/2022 - 19h38)

Lojas Renner tem resultado acima do esperado no 2º tri

A Lojas Renner divulgou nesta quinta-feira lucro (4) líquido de R$ 360,4 milhões para o período de abril ao fim de junho, salto de 86,7% sobre o desempenho obtido um ano antes e acima da expectativa média do mercado. Leia mais (08/04/2022 - 19h34)

Volume de negócios trimestral da Alibaba cai pela primeira vez

A gigante chinesa de comércio digital Alibaba publicou nesta quinta-feira (4) um volume de negócios trimestral ligeiramente em declínio pela primeira vez na história, entretanto, ainda acima da expectativa. Leia mais (08/04/2022 - 19h21)

Aumentam os pedidos de seguro-desemprego nos EUA em julho

Os pedidos semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos aumentaram na semana passada e a média de quatro semanas atingiu um pico desde novembro, em meio a um mercado de trabalho enfraquecido. Leia mais (08/04/2022 - 19h16)

Brasil reforça maior juro real do mundo com alta da Selic

A alta da taxa básica de juros nesta quarta-feira (3) reforçou a posição do Brasil como líder do ranking mundial de juros reais, posição que ocupa desde a reunião de maio do comitê monetário do Banco Central, segundo levantamento do portal MoneYou e da gestora Infinity Asset Management. Leia mais (08/04/2022 - 19h00)

Bradesco lucra R$ 7,04 bilhões no segundo trimestre de 2022, alta de 11,4%

O Bradesco registrou lucro líquido de R$ 7,041 bilhões no segundo trimestre de 2022, o que corresponde a um crescimento de 11,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, e de 3,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Leia mais (08/04/2022 - 18h55)